top of page
Buscar
Foto do escritorGéssica Ribeiro

Descarte de resíduos têxteis


Compondo o Top 5 de indústrias mais poluentes, o segmento têxtil promove impactos ambientais. Destino de milhões de toneladas de restos de tecido são um problema para o meio ambiente. O deserto do Atacama, praia em Gana e lixões no Brasil são alguns dos polos de descarte incorreto.

As consequências para o meio ambiente são devastadoras: mesmo as malhas feitas de algodão custam 20 anos para se decompor, enquanto as de materiais sintéticos podem resistir por até quatro séculos.

A facilidade de realizar compras no mundo digital, é um dos fatores que vem contribuindo para o aumento de consumo do setor têxtil que, por sua vez, vem sentindo os impactos positivos nas vendas. Conforme dados da ABIT, atualizados em fevereiro deste ano, o faturamento da cadeia têxtil e de confecção atingiu o número de R$ 161 bilhões em 2020, sendo US$ 1,06 bilhão em exportações.


Só no Brasil, são produzidas quase 9 bilhões de novas peças por ano. Isso dá uma média de 42 novas peças de roupa por pessoa em 12 meses. Os dados são do relatório Fios da Moda, feito pelo Instituto Modefica e FGV.

Por que minha empresa deve descartar os resíduos têxteis corretamente?

Conforme alude a Lei nº 12.305/2010 o descarte incorreto de resíduos têxteis é considerado crime ambiental. Isso porque, como citado acima, ao executar o descarte incorretamente, provocamos danos que contribuem para prejuízos ao meio ambiente, como:

  • mudanças climáticas;

  • poluição química;

  • efeitos prejudiciais à saúde humana (em caso de incineração), devido às tinturas e outros químicos adicionados aos tecidos.


Descarte ecológico de tecidos


Busca-se evitar o acúmulo de resíduo descartado de forma inadequada.

Neste formato, você alinha com uma organização que executa este tipo de atividade, e agenda as datas e os horários para que a coletagem dos resíduos têxteis e, assim, realize corretamente o manuseio e descarte conforme dispõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


Reciclagem


No Brasil o processo de reciclagem têxtil ainda é deficiente e com poucas opções de postos que atendam a este tipo de material.


Logística reversa


Conforme o sistema de logística reversa, as empresas também são responsáveis pelo que acontece após o alcance final dos seus produtos, ou seja, pelo pós consumo.

Por isso, é comum encontrarmos medidas de algumas organizações no que se refere a logística reversa. Os pontos de coleta são um dos instrumentos mais comuns. Um exemplo disso, são lojas de departamento que possuem caixas para que os clientes depositem as roupas que não usam mais e pretendem desapegar.


Doação


Uma prática interessante é a doação. Um exemplo foi uma doação em massa ocorrida durante a pandemia. A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, em sintonia com as ações para o enfrentamento da pandemia de covid-19, fizeram a doação de 4 toneladas de tecido de poliamida para a produção de máscaras de uso social, um item de prevenção cuja utilização se tornou obrigatória em todo o Brasil.

A doação foi entregue à Prefeitura de Santo André (SP) atendendo a um projeto social que visa dar renda adicional às costureiras da cidade que estão cadastradas nos programas realizados pelo Fundo Social de Solidariedade do município.

A doação também pode ser praticada por particular e colabora com práticas não só ambientais, como também sociais.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Médico pode fazer publicidade?

Uma dúvida muito comum entre os profissionais de saúde é sobre a permissão ou proibição do marketing. Muitos de nossos clientes ficam...

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page